O consumo colaborativo trás uma oportunidade de negócio com baixo investimento e uma mentalidade de um consumo consciente para si e para quem usufruem desses negócios.
Este artigo dará o início de vários artigos para explorar o máximo sobre a temática.
O consumo colaborativo permite que as pessoas percebam a possibilidade de economizarem seus recursos pessoais, façam novos amigos e se tornem cidadãos ativos. As pessoas que adotam esse tipo de consume promovem um novo comportamento em detrimento do hiperconsumo.
O hiperconsumo promove a persuasão de se consumir muito a partir das situações de se poder comprar agora e pagar depois, da redução do ciclos de vida dos produtos, tornandos-os obsoletos e indesejáveis rapidamente, além de atender transmitir o desejo de consumir promovendo auto-satisfação e inclusão social.
Diante desse contexto muitas pessoas estão buscando dá sentido aos seus bens e propriedades que estão ociosos ou querem otimizá-los, gerando renda.
As propostas de negócios que promovem o consumo colaborativo são:
- Sistemas de serviços de produtos.
- Mercados de redistribuição.
- Estilo de vida colaborativo.
Essa abordagem de negócio vem crescendo e ganhando maturidade, mas só funciona se quem pretende empreender e os potenciais consumidores comungarem dos meus princípios, tais como:
- Ter senso crítico quanto ao consumo, aspectos socioambientais e econômicos.
- Ter capacidade ociosa.
- Acreditar no bem comum.
- Capacidade de confiar nas pessoas.
No mundo todo tem possoas usufruindo desse resultado e propaganda uma verdadeira rede colaborativa, troca de recursos e renda.
Fonte: Botsman e Robers (2011)
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