Avaliação de ponto comercial, Oportunidade de negócio, Planejamento, Plano de negócio

Varejo: como avaliar o ponto comercial?


Cada segmento de negócio no varejo possui peculiaridades que influenciam a sua melhor localização. Para contribuir nessa análise, seguem alguns aspectos que podem colaborar para o sucesso ou insucesso da escolha do seu ponto comercial para esse segmento:

  • Posicionamento do sol: evitar que o empreendimento seja localizado com a frente da loja para o poente.
  •  Trânsito: averiguar fluxo de carros e ônibus quanto à velocidade praticada; congestionamento; origem e destino de ônibus e carros; localização de ponto de ônibus e de taxi; áreas permitidas para estacionamento. 
  • Vizinhança: pontos comerciais e residências existentes.
  • Infraestrutura predial: instalações elétricas e hidráulicas, além do estado de conservação da área de alvenaria.
  • Legislação municipal: regras de utilização para ponto comercial, manutenção de área verde, estacionamento. 
  • Projeto governamental: analisar a existência de algum projeto de intervenção na área, de curto ou de longo prazo, tais como, mudança de transito construção de viadutos, metrô e outras intervenções que venham a interferir na rotina do local. 
  • Pessoas: o perfil de quem mora, de quem circula e frequenta a localidade. 
  • Identificar e qualificar barreiras de acesso ao ponto comercial, como degraus, estado de conservação da calçada, quiosques, árvores ou postes que dificultem a visibilidade do ponto comercial. 
  • Relevo predominante na  localidade: plano e/ou acidentado.

Esses aspectos citados e tantos outros poderão interferir, com maior ou menor investimento, para instalação de sua empresa, como também a possibilidade de acesso a potenciQuanto ao posicionamento do sol no poente, pode interferir no fluxo de pessoas e na visualização da empresa durante o período da tarde, quando os clientes podem preferir caminhar no outro lado da calçada e você terá que colocar algum suporte para proteger a empresa da incidência do sol.

A realidade do trânsito possui vários aspectos:

  • Uma parada de ônibus e/ou de táxi impediria a possibilidade de estacionamento de carros. Se o potencial cliente utiliza ônibus, com frequência, ótimo. Caso não utilize, fuja. Reavalie a sua escolha.
  • De acordo com o fluxo desse trânsito, precisará de um bom estacionamento, além de placa e fachada que permita boa visibilidade da empresa.
  • O sentido do tráfego dos carros poderá ajudar ou dificultar o acesso, de acordo com a conveniência de seus clientes.

Quando a vizinhança for composta, principalmente, por pontos comerciais, observar qual a área que possui maior concentração de pessoas circulando, pois alguns centros comerciais possuem ruas com muita movimentação e, outras, não. Isso significa ser arriscado; escolher ruas com pouco circulantes.
 
Além de analisar se as empresas vizinhas terão algum tipo relação com o mix de produto que será comercializado, pois, a vizinhança de empreendimentos poderá contribuir para atrair mais clientes.

O perfil das pessoas presentes no ambiente é muito importante para ser observado. Essas pessoas poderão representar a chave do seu sucesso. Analisar quantidade, direção, horário e perfil socioeconômico.

Deve-se, ainda, averiguar a Lei Municipal e projetos de intervenção na localidade. A partir dessas informações se terá conhecimento de oportunidades ou ameaças para o bom funcionamento do seu negócio.

As barreiras de acesso à sua empresa, por incrível que pareça, existem. E, muitas vezes, passa despercebida na hora de definir sobre o ponto comercial. Calçadas, iluminação pública, ruas com ladeira (quando isso não fizer parte de toda área comercial), muro lateral do empreendimento vizinho, obstruções na rua, posicionamento de placas e árvores – tudo isso poderá facilitar ou prejudicar a visualização ou o acesso à sua empresa.

Todos esses pontos citados devem ser observados. Um empreendimento no varejo precisa ter uma localidade de fácil acesso aos clientes, além de gerar atratividade e conveniência para seus potenciais clientes. Muitas vezes, as boas negociações estão na “venda por impulso” e, poucas, nas planejadas.  Isso significa facilidade de localizar e entrar na sua empresa.

44 comentários em “Varejo: como avaliar o ponto comercial?”

  1. Olá. Estou procurando um ponto para loja de roupas femininas. Fico em dúvida quando vejo lojas com aluguel caro em lugares muito movimentados e outras mais baratas em locais mais parados. Sei que existem indicadores como por exemplo:” x% das pessoas que passam em frente à loja entram nela. x% das que entram, compram.”
    Claro que estes indicadores são genéricos e podem servir apenas como balizadores.

    Você sabe onde conseguir este tipo de informação?

    1. Luiz,
      Tem outras variaveis que precisam ser analisadas.
      Atuar com roupas femininas, você precisa estar localizado bem movimentados e com uma vitrine bem montada para que possa atrair o público feminino; pois, vestuário possui uma incidencia de vendas por impulso.
      Agora, para identificar se vale a pena pagar o valor de locação desse lugar de bastante movimentação, você precisa verificar: se o publico que circula na localidade corresponde com os potenciais clientes da sua empresa, se as pessoas que circulam compram e qual o valor medio de suas compras. – Essas informações são fundamentais para analisar a viabilidade financeira do ponto comercial.
      E para um lugar mais barato, muitas vezes não é solução….

    1. Marcos,
      Para cada setor da economia o valor de aluguel terá uma proporção diferente. O importante é você realizar a projeção de faturamento e de todos os custos para saber sua capacidade e viabilidade do negócio!

  2. Conceição bom dia, adorei seu site e postagens.
    Voce poderia me dar uma orientação?
    Como encontrar o valor de um ponto comercial?? Liguei em várias imobiliarias e eles só me informam o valor do aluguel.. mas nao é isso que quero. Preciso saber quanto vou ter que investir para poder lucrar depois.. Aguardo contato.

  3. Bom dia Conceicão, estou querendo vender minha loja que já tem 10 anos no ponto, só que não sei como faço para saber o valor certo, pois sei que tem o ponto que vale e as mercadorias e instalações, ficarei aguardando, muito obrigada

    1. Alessandra,
      Faça os seguintes levantamentos:
      – o que você tem de moveis e equipamentos na loja que você tem interesse de vender. Qual o valor que o mercado de usado daria?
      – Estoque-fazer um inventário de tudo e o seu valor de custo.
      – Você tem o histórico do seu faturamento, vendas e despesas? Se não, tente fazer o levantamento contábil e os valores não contabilizados.
      Quando você estiver com essas informações, passaremos para o segundo passo para valorar sua empresa.
      Aguardo noticias!
      Conceição

  4. Olá Conceição,
    Quero alugar uma loja comercial para montar uma imobiliária e descobri que o meu vizinho ao lado também irá atuar com vendas de barcos e imóveis. A presença desse concorrente é positiva ou não?

    obrigada.

    Adriane

    1. Adriane,
      De acordo com o perfil e abordagem do seu vizinho poderá ser positiva, uma vez que os clientes poderá sentir atraído por ter mais de um empreendimento na localidade. Você precisa definir bem sua abordagem e seu diferencial.
      Conceição

  5. Olá Conceição, estou querendo comprar uma pequena mercearia que esta a venda, valor entre mercadorias e equipamentos em torno de 35.000,00 reais, faturamento bruto 17.000,00 mensais e liquido 4.000,00 mensal, neste caso qual seria o valor do ponto comercial?

    1. Orlando,
      é importante verificar se a empresa tem mesmo o lucro liquido de R$ 4 mil pois, quanto é o prolabore (remuneração do dono da empresa está sendo retirado) Caso esse valor seja verdade e as vendas forem constantes o valor médio da carteira de cliente dele teria um valor de R$ 47mil que você moraria com mercadoria e equipamentos.
      Quanto a mercadoria, é importante você analisar pois existe mercadoria pois você poderá ter produtos que não tem giro de venda e você estará paralisando recursos financeiros que você poderia estar aplicando em outras prioridades na empresa.
      Reflita e analise com detalhes as informações da empresa.
      Conceição

  6. Olá, voce pode me ajudar? Quero vender meu ponto comercial, tenho o faturamento e despesas…. como calculo?
    Sendo que aqui o que vale é a clientela mensal. A loja está aberta desde 2009. É um Pet Shop, mas só de banho e Tosa. Só tenho os equipamentos para o serviço. E pouquissima mercadoria, que nem vou contar como venda.
    Se puder me informar como calculo o valor pelo faturamento e despesas, agradeço!
    Obrigada

  7. Oi. Preciso urgente de sua ajuda. Estou olhando uma loja para comprar, queria me auxiliasse quanto ao valor pedido, pois eles estão pedindo 70 mil, mas queria fazer as contas e saber se o negócio é viável ou não. Vc tem uma planilha que posso me enviar?

    1. Rafaela,

      É interessante você solicitar e verificar algumas informações da empresa tais como:
      Preço do Venda(PV) = custo direto+imposto(%do PS)+comissão (%doPS)+Margem de Constribuição
      O custo direto que você precisa avaliar de acordo com sua pratica pois poderá incluir: insumos para consertos/manutenção, mão de obra, transporte e outras custos relacionados diretamente com a prestação de serviço.

      Os demais custos são contemplados no custo fixo, como por exemplo: aluguel, contador, manutenção predial, prolabore, material de escritório, material de limpeza, etc

      A partir disso você poderá elaborar o demonstrativo financeiro da sua empresa
      =faturamento
      – custo direto do serviço
      – imposto
      – comissão
      = margem de contribuição
      – custo fixo
      = lucro
      Porque a partir do lucro mês a mês que você vai poder usar a planilha.
      Tambem verifique o que contempla neste valor, como por exemplo, móveis e equipamentos. Quanto a estoque tenha bastante cuidado porque você poderá estar comprando produto que não não esteja vendendo e poderá faltar ou reduzir seu recurso para reposição de produtos que tenha alto giro de venda.
      Verifique as questões trabalhistas e se a empresa vai transferir seu endereço legal para outro local, pois isso poderá comprometer seu empreendimento.
      Quando você estiver essas informações, avise-me que enviarei ou farei com você.
      conceição

    2. Rafaela,
      Você conseguiu ter acesso as informações da empresa que demonstre que ela está gerando lucro e terá a capacidade de continuar gerando? Você verificou com anda os aspectos legais desse empreendimento?
      Se você estiver as informações financeiras, avise que enviarei a planilha para você preencher e avaliarmos.
      Conceição

  8. Boa noite! Estou negociando a compra de uma loja que esta no mercado ha 16 anos. Ela eh o meu principal concorrente e tem um ponto comercial muito bom. A proprietaria esta muito desgostosa, deixando cair muito as vendas. Como faco para ver quanto esta valendo esse investimento?

    1. Gladiston,
      Avalie o que a proprietária pretende vender: direito de uso da marca, estoque, moveis e equipamentos e a carteira de clientes.
      Quanto a estoque, não é aconselhável ficar com todo o estoque, principalmente os que não possuem giro.
      Quanto a funcionários antigos, se a proprietária irá fazer as devidas indenizações e se você irá contratar alguns…
      Quanto a valoração da empresa economicamente, você precisa ter o histórico do demonstrativo financeiro da empresa.
      Apesar de ser concorrente, você precisa avaliar estrategicamente atuar com duas marcas ou direcionar para uma unica marca/bandeira.
      Conceição

  9. Ola Conceição … preciso muito de sua ajuda : conheci uma pessoa que quer passar seu ponto comercial ( uma papelaria ). Me ofereceu o valor de R$ 45.000,00. Minha dúvida é : como eu poderei avaliar se realmente a passagem do ponto vale este valor. Quais os levantamentos eu devo solicitar para o proprietário ????
    Aguardo suas orientações. Obrigada e Feliz Ano Novo !!!

    1. Sonia,
      O valor do empreendimento é composto: valor de custo do estoque, valor dos móveis e equipamentos com suas devidas depreciações e da carteira de clientes.
      A carteira de clientes se pode mensurar pelo demonstrativo financeiro da empresa.
      Conceição

  10. Amigo Conceição, abraço..
    Preciso de ajuda.Quanto vale uma loja de confecções,conhecida em bairro,com 20 anos, faturamento médio 100mil ,lucro médio mensal 10 mil, descontando prolabore,despesas,não paga aluguel.Os equipamentos e moveis não passam de 20 mil.Meu sócio quer comprar as minhas cotas de 50%.meu email advcolombo@hotmail.com;OBRIGADÃO.

  11. Estou estudando a montagem de uma loja de tintas (varejo). Tenho em vista um ponto comercial que fica localizado em uma das vias de acesso (entrada e saída) ao bairro. Tem como vizinhança, 01 loja de materiais de construção (não vende tintas), 01 móveis planejados, 01 serralheria e uma estética. Tem fluxo de carro intenso o dia todo e espaço para estacionamento. Dois Km após o fluxo tem 02 lojas do ramo de tinta. Portanto, fico em 1º com relação ao fluxo.
    Bairro totalmente residencial.

    1. Evaldo, como anda o fluxo de cliente dessas lojas vizinhas que você descreveu pois esses vizinhos contribuirá para atrair clientes, principalmente nos dias de hoje que as pessoas querem resolver tudo em um único lugar. Agora observou o perfil dos clientes que são os mesmos que frequentam todas essas lojas, os produtos que vc vai vender complementa a venda das outras lojas vizinhas em tipo de produto e preço?
      Faça essa avaliação e elabore a projeção financeira para verificar a viabilidade.

  12. Olá,tudo bem? Conceição eu preciso muito de uma opinião profissional sua,por favor! Eu moro em São Raimundo Nonato no Piaui, é uma cidade com cerca de 33.500 habitantes. Tenho observado que a venda de motos aqui chega a ser assustadora,aqui possui uma concessionaria HONDA de grande porte,logo terá uma da YAMAHA, é raro a casa que não possua 1 ou 2 motocicletas,seja ela legalizada ou não! Tb possui muitos eventos de motocross na cidade e cidades vizinhas, observando isso noto que aqui não possui um comercio que atenda a grande demanda, possuindo apenas pequenas oficinas mecanicas espalhadas pela cidade,e apenas 2 lojas pequenas,porém com pouquíssimas opções,naõ são ambientes organizados,o cliente mal tem acesso ao produto não podendo tocar,e os mecanicos ainda mexem nas motos no chão da loja atrapalhando quem entra. E estou buscando conhecimentos para iniciar um projeto nesse segmento, construi um salão de 7×20 num terreno 10×40, com uma bonita fachada,portas de vidro,esse salão terá 4 ambientes na frente ficaria a parte grosseira como venda de peças,oléos,pneus etc. No meio que é mais decorado será uma boutique aonde será vendido capacetes,equipamentos, vestuario, roupas,bonés etc de motocross,terá incluído vestuario tb, no fundo da loja contará com uma mecânica independente fechada e com bons equipamentos, e em cima pra finalizar um mezanino em cima com um pequeno escritório e um pouco de espaço para expor artigos tb de motocross, na frente colocarei tb uma geladeira de bebidas,e outras coisas de oportunidade e um sofá de espera com revistas e uma tv na parede. Tudo isso parece otimo se não fosse um detalhe…fica há 1 km do centro comercial numa rua que fica a 50 metros da avenida principal, então te pergunto,com uma boa propaganda de inicio, e outras periódicas,e tb nos campeonatos de motocross para divulgação, essa loja poderia sobreviver? seria uma boa idéia de negocio? Desde já te agradeço e sucesso em sua vida! Onassis

    1. Oi Onassis, nessa segunda postagem você acresentou mais algumas informações. Entanto você terá que trabalhar com peças de duas marcas de moto e verificar quais são as genéricas. pois estoque de peça consome bastante capital de giro. Avaliar a frequência desse evento de moto cros como o pessoal resolve seus problemas ou eles sempre trazem peças de segurança e equipe de mecânicos. Para empresa dar certo, você precisa ter um espaço especifico para esse nicho de mercado, como está concentração de de dono de moto x poder financeiro? pois você precisa ver qual o perfil de clientes que vai mais contribuir pagar a conta da empresa
      Precisa montar estrategia e ou testar, como por exemplo, montar um stand nos eventos para suporte e venda de peças; fazer serviço de delivery para as pessoas com maior poder aquisitivo, ter um ponto comercial para atender a grande massa…. ai vai amadurecendo e vendo a viabilidade financeira para cada grupo de clientes para consolidar uma marca/loja ou dois tipos de lojas para o mercado local.

      1. Te agradeço de coração pelo conselho querida amiga, me deu um rumo para pensar mais adiante, o público do motocross aqui em sua maioria é amador 95%. E pelas minhas pesquisas a vaidade por este esporte é muito grande,conversando por alguns lojistas de cidades vizinhas o consumidor busca o que há de melhor, mesmo as lojas não atendendo a demanda, em muitos casos tendo até que ir para a capital em busca de alguma novidade para comprar. E sobre a questão do ponto ser há 1 km do centro,vc acredita que isso não é impedimento? eu imagino que só de peças não seria bom, pois peças compra por lá no centro mesmo,não acha? e creio que atendendo melhor essa demanda pelo esporte pode ser melhor, vou estudar e reflitir sobre seus conselhos…um agrande abraço iluminada amiga!

        1. Onassis, Se a vaidade fala mais alto, então você terá que trabalhar com peças básicas a acessórios que venha atender ao ego deles. Realmente precisa ter o serviço em conjunto. O local por ser 1km de distancia, depende do fluxo das motos e do hábito das pessoas, porque tem cidades que tem concessionárias fora do centro da cidade e funciona. Agora para ativar o consumo, precisa fazer eventos com esses pessoal na loja para virar quase ponte de encontro de clube de motocross da cidade.
          De acordo com a realidade você pode primeiramente fazer uma boa pesquisa de fornecedores e quanto tempo demora para chegar as peças e acessórios e vender por catálogo, por encomenda ou fazer um evento em um restaurante ou bar para demonstrar os acessórios…. mas não deixe de fazer as contas da viabilidade.

        2. Tomei nota! Você me deu uma grande luz…agradeço muito e que você tenha muito sucesso em sua vida em todos os sentidos!

  13. Boa noite, meus parentes possuem uma loja e sobreloja no ramo de eletrônica alugadas no centro do RJ a mais de 30 anos, porém gostariam de se desfazer da empresa, qual seria o procedimento? Vender a empresa e o ponto comercial? Uma imobiliária resolveria todas as questões de venda ou teria que buscar outro tipo de serviço?Qual?

  14. Conceição, boa tarde

    Uma amiga está vendendo uma sorveteria onde também vende acai, e o ponto comercial já tem 11 anos, segundo ela o produto é muito atípico, e o lucro líquido dela e de 5 a 6 mil a média mês, ela está vendendo por 150 mil, minha dúvida é se vale isso, quais critérios devo levar em consideração pra avaliar se é viável ou não

    Aguardo uma orientação

    desde já agradeço

  15. Bom dia,
    1º vez olhando seu site e gostei muito.
    Para pessoas como eu, que esta querendo mudar de ponto comercial, do texto principal e perguntas e respostas, tem muita coisa interessante.
    Parabéns pelo trabalho Conceição.
    Continue assim. Provavelmente voltarei aqui com algumas perguntas 😀
    Att,
    Diego

  16. OLÁ SOU A ROSE.

    Quero sua opinião a respeito de investir em uma box no centro fashion em fortaleza. E UM EMPREENDIMENTO NOVO PARA vendas confecção no atacado e diversos. Tem estacionamento, vai ter praça de alimentação e até acomodações para pernoite de compradores, segurança.
    Os preços variam de acordo com o tamanho a partir de 6.750,00,
    10.900 e 24300,00 . Minha intenção este de 10900,00 são pequenos 2×1 . vou revender mercadorias de terceiros.

    1. Como está a situação? Muitas pessoas estão procurando vender pela internet para os clientes antigos , principalmente clientes que já conhece o produto e precisa conhecer a nova coleção que você venha mostrar

  17. Tenho uma loja de materiais de construção no tatuapé e gostaria de vender não sei como faço para avaliação ???
    Qual o valor que peço para vender???

  18. Boa noite Conceição. Estou interessada em comprar uma pequena loja de roupas e acessórios femininos em bairro residencial de Curitiba em rua com grande fluxo de carros e ônibus. Está vendendo o ponto por R$35 mil (ponto, instalações e estoque). Em mercadorias informou ter R$15mil. Paga aluguel de R$750,00( 30 metros) e tem faturamento médio de R$4mi. Trabalha sozinha na loja. Está pedindo pelo ponto com instalaçoes sem o estoque R$25 mil. A loja tem 3 anos de funcionamento. Queria comprar o ponto sem o estoque. Como avalio a proposta dela? Grata

    1. Jane, quando você fala que a localização é de grande fluxo de carro e ônibus – precisa rever qual o perfil dos clientes pois ter parada de ônibus, estacionamento e outros empreendimentos vizinhos podem influenciar na potencialidade do ponto comercial; e ser de fato atrativa para os clientes
      Quando você me fala que o valor do ponto com e sem estoque varia em 10mil reais o valor, logo precisa ver: se você tem dificuldade de captar a mercadoria correta para seu ponto, esse estoque tem boa porte dos produtos de maior giro na empresa ou sua maioria possui é produto encalhado, os valores informados , não ficou claro qual é o lucro sabendo que seu pró-labore está no custo fixo. Aguardo sua reflexão dessas informações para lhe ajudar com maior acerto.

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